Que os vocais do EXO são incríveis, isso ninguém duvida. Mas, não são só os EXO-Ls que pensam isso. Muita gente que entende de música também gosta de ouvir os meninos cantando e, quando pode, destrincha as apresentações nos mínimos detalhes. Ao longo dos anos, a gente encontrou algumas dessas análises e, agora, enquanto a gente aquece para o comeback, decidimos trazer para vocês um compilado dessas análises.

É importante dizer que nem todas são atuais e muitas coisas mudaram; muitos dos pontos para melhorias foram trabalhados e os garotos experimentaram bastante com a vozes. Mas, mesmo assim, a gente consegue ter uma ideia bem legal de como são, tecnicamente, as vozes da nossa vocal line. Então, se você é um(a) entusiasta da teoria musical, estique as pernas, relaxe e aproveite o que a gente separou aqui!

Baekhyun [2015]

# = sustenido
b – bemol

Alcance vocal: Fá#2 – Dó#6 (3 oitavas, 3 notas e um semitom)

Alcance de apoio: Dó#3 – Sol#4/Lá4

Tipo de voz: tenor

Pontos fortes / conquistas

  • Alcance extenso
  • Terceira voz mista mais consistente do EXO
  • Demonstrou grande melhoria desde o debut até o presente na afinação, apoio e colocação [de voz]
  • Voz semi ágil
  • Falsete sem esforço até fá 5
  • Capaz de alcancar notas tão baixas quanto um dó # 3 consistentemente
  • Performa melhor na quinta oitava do que Chen e D.O.
  • Capaz de produzir uma voz de cabeça clara

Pontos para melhoria

  • Acima de lá 4, a voz perde a estabilidade e se torna esganiçada
  • Normalmente suas notas abaixo de dó # 3 não tem apoio, entrecortadas pela respiração e baixas
  • Melismas ocasionalmente mal trabalhados
  • Acima de fá 5, o falsete produz e se torna forçado
  • Projeta a mandíbula para frente durante os bravados, causando tensão mandibular
  • Algumas vezes canta com o palato mole relaxado, o que causa uma voz relativamente anasalada
  • Tem a pior entonação na vocal line do EXO
  • A voz de cabeça é inconsistente

Registros

  • Registro grave: tem bom apoio até o dó # 3, com um ou dois dó 3 bem apoiados. Qualquer coisa abaixo disso perde a sustentação e quando as cordas vocais se tornam desconectadas, o som se torna instável, produz ar e é baixo.
  • Registro médio: claro e ressonante. Consegue manter o apoio e a ressonância até sol # 4/ lá 4. Qualquer coisa acima disso é forçada, porém. Normalmente tem um mix completo saudável e balanceado ao redor de seu alcance de apoio, além disso, o som se torna anasalado conforme ele sobe.
  • Registro agudo: o falsete mais desenvolvido no EXO, capaz de produzir notas relaxadas, sem tensão, até fá 5 consistentemente; mostrou muita melhoria nessa área em relação à afinação e ao controle, bem como às transições.

Agilidade

É a segunda voz mais ágil do EXO. Precisão e afinação boas, embora tenha alguns melismas mal executados. Demostrou ampla melhoria nessa área, mostrando boa precisão e separação das notas e melismas e escalas mais simples, ao contrário do início da carreira, quando a afinação, no geral, era um problema para ele e os melismas resultavam em uma pasagem pelas notas sem uma direção ou ideia clara do melisma que havia sido tentado.

Análise geral

Baekhyun possui uma voz brilhante e masculina que aparece melhor em seu registro médio. Ele é constantemente escolhido como um dos principais vocalistas do EXO para performances solos e duetos e constantemente tem as notas mais altas atribuídas a ele, por conta do brilho e da solidez de sua voz, que, embora forçada em alguns momentos, permite que ele fique em um registro agudo por um maior período de tempo e com menos esforço vocal do que Chen ou Kyungsoo. Ele mostrou uma das mais significativas melhoras dentre os vocalistas do EXO em sua respiração, controle e alcance, o que lhe permitiu mostrar mais adequadamente as qualidades naturalmente leves, porém masculinas de sua voz, que está dentro do alcance do tenor. Por conta da leveza e da juventude de sua voz, ele provavelmente seria classificado como um tenor lírico leve.

Baekhyun mostrou melhoria em sua consistência e no apoio de seu registro grave, mais notavelmente em suas performances musicais, em que ele conseguiu chegar até o dó # 3 com um tom claro, apoiado e projetado, em oposição ao tom inconsistente, baixo e com ar que ele havia mostrado no início da carreira. Por conta da presença de outras vozes graves no EXO, tais como as de Chanyeol e até mesmo Kyungsoo, normalmente Baekhyun fica acima do dó#3. Quando ele canta abaixo do dó # 3, contudo, normalmente o som é baixo e sem apoio. Normalmente, sempre que ele usa o dó 3 ou mais grave, ele tende a errar a afinação, entrando no sustenido, por conta de quão desconfortável esse alcance é para sua voz, como em “Old Song” e “The EXO Low Note Battle”. A nota mais baixa do Baekhyn é um fá #2, que ele alcança no “EXO Low Note Battle”. Essa é possivelmente a nota mais baixa em seu alcance, já que ele não conseguiu processar nada mais baixo.

Baekhyun fica mais confortável e tem como área mais desenvolvida seu registro médio. Quando Baekhyun começou, notas como sol 4 / sol # 4 eram instáveis, com vibratos rápidos e desiguais, como em “What is love” e em algumas performances ao vivo de “Miracles in December” e havia tensão na mandíbula por conta da projeção para frente, como em “Baby, don’t cry”. Conforme o tempo passou, ele desenvolveu uma ressonância consistente no sol # 4 e começou a mostra ressonância no lá 4, como em “The answer is you” e algumas performances ao vivo de “Baby, don’t cry”. Baekhyun havia, em algum momento, ultrapassado Kyungsoo no alcance fá 4 – lá 4, tornando-se o segundo vocalista mais consistente do EXO, atrás apenas de Chen. Contudo, agora podemos então dizer que ambos estão pareados totalmente no alcance até o sol#4, enquanto Kyungsoo parece ser ligeiramente mais consistente no lá 4/si b 4. Como Kyungsoo, os sons médios de Baekhyun acima do lá 4 se tornam inconsistentes. No entanto, enquanto Kyungsoo traz o som para o peito em demasia, Baekhyun o leva para a cabeça e também utiliza a voz de garganta. Exemplos disso estão no seu si b 4 e fá 5 em “What is love”, os si 4 fraseados em “My lady”, o ré 5 sustentado em “With you” no “Immortal Songs 2”, em seu mi b 5 no “Wolf Demo”, seus mi 5 em “Wolf” e seu fá # 5 no “EXO High note battle”. Por conta do quanto ele leva esses sons para a cabeça, ele consegue utilizar bravados e sustentar notas altas na 5ª oitava e aguentar a tensão melhor do que Kyungsoo e Chen.

Seu registro agudo é o melhor do EXO. Ele consegue cantar em um falsete sem esforço e sem tensão até o fá 5, mas acima disso ele começa a puxar muito ar através de suas cordas vocais, o que o leva a produzir notas tensas e instáveis. Ele mostrou sua capacidade de usar a voz de cabeça de forma clara e relaxada como o fá # 5 que ele canta na versão de estúdio de “Moonlight”. Contudo, sua habilidade para atingir esse tipo de som pode ser instável. De qualquer forma, trata-se de uma enorme melhoria, já que, mais próximo do debut, o falsete de Baekhyun podia ser anasalado, apertado e forçado e com ar até mesmo no meio da 4ª oitava, como sua performance em “Love song”. Sua nota mais alta é um dó # 6 em “EXO high note battle”.

Uma voz lírica leve, a agilidade de Baekhyun é a segunda melhor no grupo. Ele é facilmente capaz de performar escalas em ambos os extremos de sua voz com precisão, tais como o sol 2 de “Love, love, love” e o fá # 5 de “Moonlight”. Ele também tem excelentes melismas no alcance médio, como em “Open arms”, “Miracles in December” e “What is love”. Apesar disso, ele ainda produz alguns melismas displicentes, como quando ele tentou os melismas de Kyungsoo nas apresentações ao vivo de “Black Pearl”. No início de sua carreira, ele produzia melismas mal trabalhados e imprecisos, como a maioria, se não todos, na performance de “Love song”, com Chanyeol. Baekhyun costumava ter problemas sérios com a afinação, quase incapaz de se manter no tom quando cantando acapella. Embora a afinação de Baekhhyun tenha melhorado, ele ainda tende a perdê-la com mais frequência do que ChenSoo. No começo, Baekhyun também não cantava com o palato mole levantado, o que causava um som mais anasalado. Isso foi corrigido e a nasalidade aparece com cada vez menos frequência.

Como membro mais popular da vocal line do EXO, a voz de Baekhyun é distinta e fácil de reconhecer nas músicas. Graças a seu alcance médio extenso, ele é frequentemente comparado ao companheiro de empresa, Changmin, do TVXQ. Com o nível de progresso de Baekhyun, é bem possível que ele possa corrigir seus problemas com o tempo, principalmente as questões com a afinação e consiga estabelecer melhor sua voz.

Musicalidade

Baekhyun tem algum conhecimento de vocalidade e demonstra um bom ouvido para adicionar melismas. Ele prefere evitar fugir muito do original, não adicionando muitos melismas ou mudanças para não errar. Apesar disso, Baekhyun tem a habilidade de adicionar dinâmica à música, o que enfatiza o sentimento da canção, como em seu dueto com Chen em Immortal Songs 2, quando ele começou com uma voz mais areada para demonstrar tristeza pela partida da pessoa amada e desenvolveu a apresentação utilizando uma dinâmica mais poderosa, traduzindo raiva e amargura pela quebra da confiança.

Vídeos de alcance vocal e melhores performances

 

 

Se você quiser conferir o texto no original, é só clicar aqui! 😉

Chen [Reescrita] [2016]

# = sustenido
b – bemol

Alcance vocal: Mi2 – Sib5 (3 oitavas e 3 semitons)

Alcance de apoio: Lá 2 / Si b 2 – Lá 4

Tipo de voz: Tenor

Pontos fortes / conquistas

  •  Melhor técnica no geral do EXO
  • Anteriormente era capaz de chegar com bom apoio em seu registro grave até o Dó 3; atualmente desce até o Lá 2
  • Canta frequentemente com o palato macio elevado
  • Demonstrou ligeira melhora em sua agilidade desde o debut
  • Mantém sua colocação mesmo fora do intervalo de apoio
  • Registro grave com melhor apoio entre idols tenores masculinos (e possivelmente entre cantores de baladas também) até agora
  • Melhor sentido de afinação no EXO
  • Canta com menos tensão no EXO

Pontos para melhoria

  •  Tende a cantar com um vibrato de laringe
  • As notas abaixo de lá 2 tendem a não ser apoiadas por uma laringe baixa
  • Bravados com laringe alta acima de lá 4
  • Canta com um falsete com produção excessiva de ar
  • Melismas mal executados

Registros

  • Registro grave: indiscutivelmente o registro baixo mais bem desenvolvido não apenas entre os idols. Com um tom muito bem projetado e conexão de cordas vocais desenvolvida, ele consegue cantar com muita facilidade até em sua segunda oitava.
  • Registro médio: uma das melhores vozes mistas entre os tenores, Chen é capaz de produzir ressonância consistentemente sem problemas e traz apoio tão alto quanto o lá 4. Apesar disso, a tensão ainda é óbvia e está presente acima de lá 4, nota que ele canta com laringe alta e garganta firme.
  • Registro agudo: geralmente com ar e desconectado, embora seja possível discernir uma boa colocação em seu falsete. No entanto, Chen ainda não conseguiu produzir um som claro em seu registro superior, não cantando nem com a voz de cabeça, nem com o apoio adequado nesse registro.

Agilidade

Embora não seja seu forte, Chen teve melhorias nessa área. Quando do debut do EXO, os melismas de Chen eram frequentemente mal executados ou executados sem precisão ou exatidão, muitas vezes passando de uma nota para outra ou simplesmente tornando-se mais hesitante e pouco claro ao se aproximar do melisma, como em “Fool”, “The last time” e “Open arms”. No entanto, ele aprendeu a cantar com mais precisão na medida em que o tempo passou. Apesar de não ser tão habilidoso nesta área como Kyungsoo, mostrou-se ser capaz de lidar com melismas com mais habilidade do que o mostrado anteriormente.

Análise geral

O vocalista principal do EXO-M e um dos vocalistas do EXO, Chen estreou em um nível de habilidade superior não apenas aos membros de seu grupo, mas também mais do que a maioria de seus colegas cantores. Apesar de ter uma voz tenor naturalmente alta e um grande potencial em alcance, Chen é um desses ídolos que tem tido tempo para mostrar melhoria e boa ética de trabalho ao longo de sua carreira como membro do EXO. Apesar de estrear com um nível de habilidade alto o suficiente, ele nunca parou de melhorar e fez grande progresso em sua técnica de canto, especialmente em seu registro mais grave.

Apesar de ser elogiado pelo seu desempenho no registro agudo, o registro mais forte de Chen é seu registro grave. Quando estreou pela primeira vez, Chen tinha apoio para o dó 3 e se mostrava capaz de projetar notas entre dó 3 – mi 3 sem nenhum tipo de esforço, como o dó 3 e o ré 3 ouvidos em “Just once”, o ré 3 em “응급실”, o mi b 3 In “What is love”, “The last time” e “빨래”. Ele sempre mostrou uma boa compreensão de como conectar corretamente as cordas vocais sem qualquer tensão na terceira oitava, enquanto permanecia muito audível e colocando sua voz bem no peito e na face. No entanto, após o hiato do EXO, quando Chen voltou, mostrou-nos uma nova capacidade, a de manter o apoio em registros mais grave, como por exemplo, seu lá 2 em “Drunken Truth”, seu si b 2 em “Người Ấy”, seu si 2 de “Visiting Super Junior” e seu dó 3 em “Love Again”. Abaixo do lá 2, porém, Chen perde seu apoio e o som tem ar, embora ele não sacrifique a sua posição de laringe, como visto em seu mi 2 e fá 2 em “EXO Low note battle”, seu fá 2 no dueto como Suho, seu fá # 2 em “Drunken Truth” e seus sol 2 e sol # 2 em “빨래”.

O segundo registro mais forte e mais famoso de Chen é sua voz mista. Mesmo tão grave quanto fá 4, Chen mostra uma boa colocação e ressonância para a frente que, ao contrário de seus colegas vocalistas, é desimpedida pela tensão da mandíbula. Ele é capaz de trazer seu apoio e sua ressonância para lá 4 consistentemente, envolvendo a quantidade correta de apoio de respiração com a menor quantidade de tensão, permitindo que ele cante com liberdade e um som geral relaxado através de sua voz mista. São exemplos disso: seus fá 4 em “The first snow”, “XOXO”, “Nothing better” e “Overdose”; seus fá 4 e fá # 4 em “Really, I didn’t know”, seus fá # 4 em “Machine”, “With you”, “The last time” e “Wolf”. Seu sol 4 em “Baby, don´t cry”, “Lucky” e “I miss you”; seus sol # 4 em “Miracles in December”, “History”, “Open arms” e “Don’t go”; seus lá 4 em “Lucky”, “Really I didn´t know”, “In heaven”, “Best luck”, “I miss you”, “Baby don’t cry” e a gravação em estúdio de “Altough I loved you”. Apesar do apoio e ressonância frequentemente presentes em notas mistas sustentadas, seu vibrato laríngeo tende a fazer seus bravados soarem ásperos e até fechados às vezes, devido à forte tensão que ele usa para criar o vibrato. Acima do lá 4, Chen começa a forçar sua laringe, como visto em seus si b 4 e si 4 de “Really I didn’t know” e “With you”, bem como seu dó 5, em “Mama”, “It’s still a dark night” e “What is love”. O dó # 5 de “Wolf” o ré 5 de “Vesti la giubba”, o mi b 5 de “EXO High note battle”, o mi 5 de “Wolf”, o fá 5 de “What is love” e o sol 5 de “Drop that” são outros bons exemplos disso.

Infelizmente, a tensão de Chen é muitas vezes apresentada devido ao fato de que nenhum outro membro do EXO-M é capaz de cantar as partes mais difíceis do repertório e ele acaba tendo que dividir estas partes entre ele, Kyungsoo e Baekhyun. Para compensar, Chen começou a diminuir a quantidade de voz de peito em sua voz mista nas notas acima de dó 5 para evitar lidar com tanta tensão como fizera anteriormente, por exemplo, nas notas ré 5, mi 5 e fá 5 de “El Dorado”. Assim como muitos outros grupos masculinos e até cantores solo na indústria da música coreana, cantar notas tão altas quanto uma mulher ainda faz parte das músicas do EXO e, em muitos casos, Chen é um dos únicos vocalistas que consegue lidar com essas passagens agudas mais exigentes. Embora ele tenha minimizado a tensão em sua voz acima de dó 5, ainda há muita tensão em sua voz, quando ele canta acima de lá 4, causado principalmente pela demanda desnecessária por notas tão altas nas músicas de tenor no K-Pop.

O registo mais fraco de Chen é o seu falsete, que muitas vezes produz ar em excesso e soa forçado acima do ré 5. Às vezes ele é capaz de projetar mais sua voz e produzir um falsete mais de cabeça, como em “The last time”, mas essa projeção, geralmente vem apenas com a vogal “ooh”, onde ele mostra mais tensão na garganta e na língua. Embora ele seja capaz de ficar mais ou menos relaxado em sua garganta até o ré 5, ele tende a travar mais a mandíbula quando canta em seu falsete, o que resulta numa falta de liberdade nesse registro, como ouvido em “I miss you” e “Nothing better”. Conforme ele canta acima de ré 5, sua voz produz mais ar e se torna mais apertada, até que ele seja incapaz de liberar a tensão presente tanto em sua voz mista superior quanto em seu falsete. Para compensar a falta de liberdade, Chen usa a pressão do ar e uma colocação de face pra frente para cantar de mi b 5 ~ si b 5 a maior parte do tempo, como foi ouvido na “EXO High Note Battle”.

Como vocalista no geral, Chen é um dos jovens idols masculinos mais promissores nessa terceira geração. Ele demonstra grande disciplina e vem crescendo consideravelmente ao longo de sua carreira como vocalista principal do EXO, tornando-se um dos principais vocalistas masculinos atuais e mostrando um potencial promissor para o futuro. Para desenvolver ainda mais sua voz, lidar com a tendência a tensionar sua língua e mandíbula o ajudaria a liberar a parte superior de suas vozes mistas e o alcance do falsete, permitindo que ele mantivesse uma abordagem mais relaxada e mantendo uma laringe mais neutra enquanto canta mais agudo.

Musicalidade

Chen é um vocalista que conhece seus pontos fortes, muitas vezes usando seu registro mais baixo em vez de vozes mistas acima de si 4, quando pode escolher. Ele nunca efetivamente aborda as coisas de uma maneira muito direta, muitas vezes tentando se manter fiel às versões originais de seus covers. Isso o ajuda a sempre apresentar músicas lírica e musicalmente perfeitas, ao invés de tentar fazer coisas que ele não consegue fazer. Ao cantar solos, ele evita performances confusas e favorece a apresentação dinâmica de uma música ao invés da adição de execuções e notas agudas que ele provavelmente não conseguiria cantar corretamente.

Vídeos de alcance vocal e melhores performances

 

Se você quiser conferir o texto no original, é só clicar aqui! 😉

D.O. [Reescrita] [2016]

# = sustenido
b – bemol

Alcance vocal: Fá 2 – Fá#5 (3 oitavas e um semitom); pode ser que consiga subir mais

Alcance de apoio: Ré 3 – Lá 4 / Si b 4

Tipo de voz: tenor

Pontos fortes / conquistas

  • Capaz de manter seu registro mais grave abaixo de ré 3
  • Capaz de manter a laringe estável quando cantando abaixo de ré 3
  • Segunda mistura de vozes mais consistente no EXO
  • Segundo vocalista mais forte do EXO
  • Foi capaz de sustentar várias vezes o si b 4 ao longo da carreira
  • Consegue bravados acima de lá 4 / si b 4 com boa colocação
  • Um dos idols com maior agilidade vocal
  • Consegue boas misturas de vozes até fá #5
  • Consegue mudar para falsete sem grandes problemas
  • Primeiro membro do EXO a segura um lá 4 e o único a chegar a um si b 4
  • Consegue cantar com falsete sem esforço até dó #5 / ré 5
  • A voz principal melhorou ao longo dos anos

Pontos para melhoria

  • Notas abaixo de ré 3 normalmente não têm apoio
  • Notas acima do sol 4 tendem a ser mais forçadas e com laringe alta
  • O falsete é forçado
  • Alguns melismas mal executados
  • Falta de confiança e outros bloqueios mentais que afetam sua voz
  • O som é frequentemente empobrecido por conta de tensão ou postura incorreta

Registros

  • Registro grave: o registro no qual Kyungsoo está mais confortável. O apoio vai bem até o ré 3. Notas abaixo, normalmente não têm bom apoio.
  • Registro médio: registro mais desenvolvido de Kyungsoo. A ressonância normalmente vai até o lá 4 e o suporte, algumas vezes, até o si b 4. Notas acima de lá 4 costumam ser forçadas.
  • Registro agudo: o registro menos utilizado de Kyungsoo, um falsete forçado que se torna esganiçado ao redor de dó # 5 / ré 5.

Agilidade

Uma de suas habilidades mais desenvolvidas. Kyungsoo constantemente consegue fazer melismas rápidos sem muito esforço ou perda de poder, velocidade ou precisão em todo o seu alcance. Isso pode ser ouvido em “It’s still a dark night”, onde ele sobe até fá 2, perto da parte mais alta da quarta e da parte mais baixa da quinta oitava. Sua habilidade de melismar bem vem de uma flexibilidade bem desenvolvida em suas cordas vocais, o que lhe permite ser capaz de cantar bem no centro de cada nota individual com precisão e ir de uma nota para a outra com facilidade sem perder o controle de sua voz. Suas cordas vocais desenvolveram uma liberdade suave que lhe permite mover rapidamente pelas notas. Cada afinação individual é ouvida claramente. Ele conseguiu desenvolver sua agilidade ao longo dos anos principalmente por conta de influências de estilo que ele traz de cantores de R&B e ele tende a adicionar embelezamentos a maior parte de suas performances vocais. Apesar de ter um bravado poderoso, ele normalmente prefere os melismas aos bravados. Exemplos de seus melismas pode ser vistos em “XOXO”, “Growl”, “One and only” e também em “Tell me (What is love)” e “Stronger”.

Análise geral

O vocalista principal do EXO K e um dos principais vocalistas do EXO, Kyungsoo se tornou um favorito para muitas fãs por conta de seu tom e sua agilidade. Apesar de sua voz ter um alcance bastante alto, é perceptível para muitos que Kyungsoo tem uma voz bastante profunda. Ele não vai tão alto quanto outros tenores do K-Pop costumam fazer, principalmente porque ele usa mais a sua voz de peito, então sua voz é mais encorpada na comparação. Mesmo assim, a voz dele possui uma qualidade juvenil e calorosa e tem um alcance considerável e um timbre, no geral, bem leve. Ele é reconhecido por ter saído de sua concha ao longo dos anos e por ter melhorado sua técnica vocal e sua confiança em si mesmo.

O segundo registro mais forte de Kyungsoo é seu registro grave. Ele consegue facilmente apoiar sua voz em um ré 3, sem grandes esforços, como visto em “Screamed”, “It’s still a dark night”, “Hurt” e “Lady Lucky”, o mi b 3 em “Nothing better” e as várias aparições de mi 3 em “It’s still a dark night”, “Thunder” e “Play Boy”. Conforme ele vai abaixo do ré 3, o apoio se perde e sua voz se torna aerada. Apesar da falta de apoio, Kyungsoo consegue chegar até o final de seu alcance sem sacrificar a posição correta da laringe, na maior parte das vezes, como ouvimos em seu melisma de sol # 2 para fá 2 em “It’s still a dark night”, seu si b 2 em “Nothing better”, as várias aparições de si 2 em “Screamed” e “EXO Low Note Battle”, de dó 3 em “Lady Luck” e seu dó # 3 em “What if” e “EXODUS”. Na maior parte das vezes, ele mantém uma boa colocação em todo alcance grave, mas os músculos de sua voz de peito parecem não ser bem desenvolvidos, já que no início do seu alcance ele utilizava um exercícios de vocal fry [técnica de relaxamento vocal] para criar mais tons e projetar mais sua voz, como podemos ouvir no “EXO Low Note Battle”. Isso indica que ele precisa se tornar menos dependente desse tipo de exercício para poder desenvolver por completo sua voz de peito conforme ele for abaixo do ré 3.

O registro mais forte de Kyungsoo é o médio, ainda que isso não tenha sido mostrado na época do debut, já que ele frequentemente tinha que cantar fora de seu alcance de apoio, o que lhe limitava consideravelmente como vocalista. Contudo, desde 2013 e cada vez mais, ele começou a usar um alcance mais confortável para ele e produziu ressonância até o lá 4, como visto em seu fá 4 em “Baby”, “Overdose”, “XOXO” e “My answer”, seu fá # 4 em “Thunder”, “Wolf” e “Screamed”, seu sol 4 em “XOXO”, “My Answer” e “Lady Luck”, seu lá # 4 em “Tell me what is love”, “Missing you”, “Black pearl”, “What if”, “Play boy”, “Sing for you” e “Monster”, seu lá 4 em “Thunder”, “Wolf”, “XOXO”, “My anser” e “El Dorado” e lá 4 dele e ocasionalmente de Lay em “Love me right” e, particularmente, em “It’s still a dark night”. Desde 2013 ele também demonstrou apoio em seu si b 4, como em “Baby don´t cry”, tanto em estúdio quanto em várias apresentações ao vivo, “Black pearl” e “Petter Pan”, também tanto em estúdio quanto em apresentações ao vivo.

Apensar de sua melhora, Kyunsoo ainda luta para conseguir dar apoio consistente ao seu si b 4 e força acima disso com uma laringe alta. Além disso, a ressonância de Kyungsoo pode ser inibida devido à tensão na mandíbula, causada pela projeção para frente, como vemos em seu sol 4 em sua performance no MAMA de “Drop that”. Ele também tem o hábito de criar ainda mais tensão quando utilizando do bravado, já que ele levanta sua cabeça, como se tivesse olhando para o céu, como vemos em performances ao vivo tanto de “Love me right” quanto de “Call me baby”. A maior parte de suas questões com a liberdade de sua voz principal advém do fato dele utilizar uma técnica que privilegia o uso do peito o que limita bastante o uso completo de seu alcance médio e lhe impede de ter um alcance ainda maior.

Por fim, o registro agudo de Kyungsoo é um falsete forçado. Ele consegue cantar notas relaxadas até ao redor de dó # 5 / ré 5, mas acima disso ele tende a ser mais esganiçado e mal explorado. Houve alguma melhora, já que ele consegue chegar ao falsete com mais facilidade hoje do que no início da carreira. Ainda que suas transições possam ser mais sutis, como o seu dó # 5 em “Call me baby”, parece que ele ainda negligencia o desenvolvimento desse registro. A única vez em que ele explorou o alcance acima de ré 5 foi notavelmente quando chegou a um fá 5 em “Missing you”, que apresentou uma colocação bastante boa na cabeça e uma conexão razoável com as cordas vocais. Contudo, já que ele pouco explora a facilidade da vogal “oo” para desenvolver mais seu registro agudo, ele ainda não consegue utilizar a voz de cabeça e parece deixar esse registro de lado em termos de prática.

A questão mais debilitante de Kyungsoo é sua mente. Muitas vezes, Kyungsoo luta com a falta de confiança, pânico de palco e vários outros bloqueios mentais. Enquanto isso pode não parecer um problema para alguns, o canto pode ser severamente afetado quando a mente não está relaxada ou à vontade. Muitas vezes ele não está mentalmente relaxado, então sua afinação é afetada e sua voz tende a falhar. Ele se preocupa demais com o bravado e cria mais tensão do que é necessário, o que lhe cria dificuldades mesmo entre um lá 4 / si b 4 e um dó 5. Entretanto, quando ele está relaxado, ele se apresenta em sua melhor forma e mantém uma boa colocação até o dó 5 e tem uma mistura de vozes legal até o fá #5, quando em situação descontraída. Não que essa não tenha sido uma área de grandes melhorias para ele. Ainda que ele sempre demonstre que prefere continuar a fazer o que sabe, ter ganhado alguma confiança em si mesmo lhe permitiu compreender o que e onde ele canta melhor e de forma mais confortável. Talvez com mais tempo ele consiga desenvolver mais sua técnica e se permita verdadeiramente expandir seus horizontes, descobrindo muitas novas coisas possíveis com seu instrumento.

Musicalidade

Kyungsoo tende a manter suas performances tão calmas quanto possíveis e tenta manter suas apresentações próximas ao original, realizando apenas pequenas mudanças tais como melismas. Ele também tende a evitar o uso do falsete quando possível, como visto em “Boyfriend” e quando ele escolher usar o ré 5 em “El Dorado”, ao contrário de seus equivalentes chineses, que cantaram em falsete.

Vídeos de alcance vocal e melhores performances

Se você quiser conferir o texto no original, é só clicar aqui! 😉

Suho [2017]

Alcance vocal aproximado: Ré2 – Mi5 (pode ser mais alto)

Apoio vocal aproximado: Si2 – Sol4

Pontos fortes / conquistas

  • Boa técnica de apoio
  • Ressonânica de boca natural
  • Excelente percepção de fraseamento
  • Bom ouvido para harmonias

Pontos para melhorias

  • Notas baixas relativamente fracas
  • Falsete inconsistente e com entonação desajeitada
  • Alguns problemas de afinação. embora sejam pouco frequentes

Análise geral

Sua voz de peito é bastante decente; embora em performances ao vivo de “XOXO” e “I want to fall in love”, as notas baixas sejam um pouco fracas. Seu registro misto é sua característica vocal mais forte (“The eve” ; “What u do”). Parece que isso é bastante natural para ele em termos de técnica de apoio (ativação do diafragma). O sol 4 dele ainda tem bastante apoio (“Duet Festival Song”). Mas em sua performance de “I want to fall in love” há alguns problemas de afinação, principalmente nos versos.

Assim como D.O., Chen e Baekhyun ele é capaz de chegar a um si bemol 4 (“I want to fall in love”). Contudo, em um lá bemol 4 (“Promise”), ele já está se esforçando. Ele com frequência coloca suas notas mais altas em sua garganta (meio que parecido com o que Chen faz), mas ainda assim ele sempre acerta a afinação perfeitamente. Ele chegou a um lá 4 em “Machine”. O registro de falsete dele é seu ponto mais fraco, ele precisa melhorar a ressonância para usar dessa técnica. Sua entonação fica desajeitada (“Magic Castle”), mas há alguns momentos em que ele o usa bastante bem (“Growl”). Os falsetes em “Curtain” também são bons.

A ressonância de boca dele é muito natural (talvez seja por isso que ele tem muitas linhas nos versos) (“KoKoBop” / “Walk on Memories”). Suho presta muita atenção às suas nuances. Para um idol de K-Pop, ele tem uma percepção impressionante de fraseamento; a maneira como ele aumenta uma nota e a termina cuidadosamente (“Growl”, “History”) e a maneira como ele constrói o crescimento de um ponto baixo a um ponto alto é exemplar (“Curtain”). Ele canta de maneira mais direta. Ele também tem bom ouvido para harmonias. As maiores qualidades de sua voz são a cor tonal memorável e a clareza.

Vídeos de alcance vocal e melhores performances

Se você quiser conferir o texto no original, é só clicar aqui! 😉

E aí? Qual a sua performance preferida da vocal line? Difícil decidir, né?

 

Cr. kpopvocalanalysis.net e @haymeklavier

Tradução: EXO UNION BRASIL