Parabéns! Apenas alguns dias atrás, o EXO ganhou outro grande prêmio.

Obrigado. Ah, eu estava realmente super feliz.

Já que o EXO era um forte candidato apenas olhando para as estatísticas, eu achava que por dentro vocês já esperavam pelo prêmio, mas ver todos os membros engasgados com lágrimas deixou uma impressão profunda em mim.

Para ser sincero, nós estávamos muito inseguros esse ano. Ano passado quando nós recebemos o prêmio pelo terceiro ano consecutivo, nós pensamos “Ah. Nós realmente estamos recebendo toda essa grande quantidade de amor. Nós somos tão afortunados”. Mas quatro anos consecutivos, honestamente eu me perguntava se era possível. Eu tenho certeza que outros membros pensaram de modo parecido.

Para o prêmio de “Melhor Estilo Asiático” do MAMA, todos os membros pareciam bem chocados quando chamaram o EXO.

Ah, as nossas expressões foram muito reais não foram? Haha. Nós realmente não estávamos esperando por aquele prêmio. Na área designada para os indicados é difícil de ouvir o que está acontecendo, então nós estávamos conversando entre nós sobre algo diferente e de repente nós ouvimos “EXO!”. Nós ficamos realmente chocados.

Em outras noticias, na semana passada o EXO se apresentou no Tokyo Dome.

Continuando desde o ano passado, ter a oportunidade de nos apresentarmos novamente no Tokyo Dome significou muito para nós. Mesmo com o passar do tempo, eu acho que eu ainda sentirei muito orgulho ao pensar nisso.

Quando você se apresenta em palcos esmagadoramente grandes como o Tokyo Dome, certamente sua atitude ou seus sentimentos sobre isso são diferentes do normal?

Sim. Especialmente já que o Tokyo Dome foi o nosso maior local de apresentação até agora, não tinha chance de não nos sentirmos nervosos. Primeiramente, já que temos que sentir a energia de todas aquelas pessoas com todo o nosso corpo, como posso dizer, eu tive que juntar mais energia, como esperado. A fim de dar o máximo de energia que eu podia, eu preparei meu corpo e mente. Se o seu foco mental é abalado, mesmo que pouco, se apresentar se torna bem difícil.

Você se sente nervoso toda vez que se apresenta?

Claro. Não importa qual performance, eu não consigo subir ao palco sem me sentir nervoso, já que eu desejo dar um show perfeito sem cometer erros. Todos os artistas provavelmente se sentem assim.

Conforme você acumula mais experiência fazendo tours, você sente que algo tenha mudado?

Eu aprendi muito. O que quer que seja, sentir em primeira mão é definitivamente muito importante. Ano passado quando nos apresentamos no Tokyo Dome, eu estava tão nervoso que minhas pernas estava tremendo muito. Eu não conseguia nem dormir.

No dia antes do show?

Não, no dia do show. Até depois do fim do show, eu continuei sentindo aquela energia enorme então meu coração estava batendo forte o dia todo. Comparando com aquilo, esse ano eu fui capaz de me divertir muito mais no palco.

Recentemente, você teve alguma outra experiência que fez seu coração bater forte como essa?

Ah, ChenBaekXi! O Baekhyun, o Chen e eu estávamos promovendo juntos como uma unit de nome EXO-CBX, mas já que era a primeira unit e tinham apenas três de nós eu me vi sentindo esse estranho nervosismo e responsabilidade. Recentemente, nossa primeira apresentação foi o que fez meu coração bater mais forte.

Quando vocês começaram a se preparar para a unit EXO-CBX?

Nós planejamos isso desde o início do ano mas ficamos esperando por uma oportunidade – perto de setembro foi quando começamos a realmente nos preparar.

OS GOSTOS DE XIUMIN:

Americano ou café com leite?

Americano.

Futebol ou viagem?

Futebol. Eu acho que ainda não conheço os prazeres de viajar ainda.

Gatos ou cães?

Gatos. Eu tinha medo deles quando era pequeno, mas estou bem agora.

Caminhada ou corrida ou academia?

Corrida.

Dumplings ou Mocha Bread?

Uwah. Isso na verdade é muito difícil? São tipos diferentes de comida mas significam muito para mim, mas mesmo assim Mocha Bread!

Eu acho que as opiniões dos três membros foram mais ativamente refletidas do que em um álbum do EXO com muitas pessoas.

Sim, as atividades dessa unit são realmente um sistema que criamos juntos, baseado naquilo que gostávamos. Ficamos muito felizes com o feedback.

É como uma festa. Quanto mais você escuta a música, mais animado você se sente.

Isso mesmo. É porque nós queríamos passar uma imagem “funky”. Música ritmada, sofisticada e emocionante. Eu acho que as músicas e as apresentações foram bem sucedidas em termos do conceito.

Pessoalmente, eu achava que a música título seria algo como “For You” de vocês, da trilha sonora original do drama Scarlet Heart: Moon Lovers. Foi uma reviravolta inesperada.

Na verdade, algumas das músicas eram orginalmente estilo “ballads”, mas dessa vez eu optei por postergá-las para o conceito do próximo álbum. Haha.

Os outros membros do EXO-CBX concordaram com a seleção musical?

Primeiramente, o Chen, o Baekhyun e eu somos bastante parecidos. Foi uma boa combinação para a área que eu queria trabalhar fora das atividades do EXO. Então, nós criamos uma unit.

Qual é a motivação que você busca?

Para nós três, ir atrás de coisas na música é nossa prioridade máxima para atividades pessoais. Eu também já tive um pouco de experiência com atuação, mas eu ainda sou ambicioso com minhas atividades musicais. Pessoalmente, para o Xiumin, eu acho que atividades envolvendo o canto são apenas o começo. Eu não preciso dizer, “Você vai continuar?”. Pelo resto do meu tempo, eu vou provavelmente passá-lo trabalhando como parte do EXO e do EXO-CBX. Eu decidi fazer isso.

Você se sente triste pela curta duração das suas atividades?

Eu estou satisfeito que nós fomos capazes de mostrar nossas próprias cores. E também, eu estou apenas feliz de poder ter debutado como parte do EXO-CBX.

Cada ano que passa o EXO continua a ganhar prêmios e quebrar novos recordes. Qual você acha que é seu cargo no EXO?

Nossos membros tem funções distintas. Eu não acho que as personalidades de cada um se mesclam porque elas se destacam por conta própria. Dentre elas, eu acho que a minha função não é tão óbvia.

Isso é inesperado. Você realmente pensa dessa maneira?

Sim. Minha posição não é realmente definida. Não é de dançarino principal, vocal principal, grande ou alto visual ou rapper, então o que é realmente? Depois de me preocupar muito, eu percebi que minha função é minha própria função. O que quero dizer, é que meu ponto forte é me dar bem com qualquer membro e lidar bem com isso. Eu tenho mais um papel de apoiador.

Mas você não é chamado de membro crucial do EXO para atrair fãs?

Se essa é minha função, então é uma honra. Haha.

Existem dificuldades que você não vai experienciar até você enfrentá-las com sinceridade. O mesmo pode ser dito para canto e dança, então, ultimamente, como é para você?

Desde a época de trainee, eu estive cantando e dançando por oito anos. Eu tinha confiança e vi o caminho como “faça isso” quando trabalhei como parte do EXO-CBX. Para que então eu possa mostrar uma imagem de crescimento.

Como você acha que isso acabou acontecendo?

De primeira, eu era basicamente um cantor e me preocupava apenas com cantar. Mas quando estive no EXO-CBX, eu me tornei responsável por mais de trinta por cento das músicas. Eu continuei a treinar e até conversei com os membros sobre como melhorar a voz, mas quando eu estava efetivamente cantando eu comecei a entender como fazer mais vocais. Durante o período de promoção, eu estava bem nervoso.

Parece que foi uma oportunidade única.

Sim. Enquanto eu estava promovendo com EXO-CBX, eu ganhei motivação como cantor e uma chance de crescer novamente.

Dançar ainda é divertido? Suas articulações não machucam mesmo?

Eu acho que meu corpo está um pouco cansado, mas eu ainda tenho confiança de que consigo acompanhar o ritmo e me sair bem. Ainda!

Eu senti isso antes, mas parece tanto um sotaque e é tão fofo. Não era para transmissões, mas são modos.

Ah, é mesmo? Hahaha. Então mulheres mais velhas e eu… haha.

Além das promoções da unit, você estrelou em seu primeiro filme. Pessoalmente, eu acho que sua carreira expandiu. O que você pensa sobre esses desafios?

Mesmo tendo sido minha primeira vez em um filme, atuar é algo certamente divertido de se fazer. Entretanto, como membro do EXO, eu estive trabalhando duro cantando. Quando eu vi o resultado do filme, eu fiquei bastante triste.

Mas as reações à sua primeira vez atuando não foram ruins.

Mesmo assim, o que eu senti foi “Ah, você foi simplesmente fiel [ao personagem]”. Eu não fiz bem.

Você recebeu treinamento de atuação separadamente?

Eu não tive muito tempo de treinar para qualquer coisa. Então naquela época, eu pratiquei e conversei bastante com meu professor e conheci o diretor também. Porque é importante cooperar com o diretor até no local de atuação.

Essa estratégia foi eficaz?

Parece que foi.

Em atividades pessoais, você geralmente usa o seu nome. Mas nos créditos do final do filme, “Xiumin” apareceu. Você que decidiu fazer isso?

Sim. Porque quando eu vi o filme pela primeira vez, eu tinha ido como Xiumin.

EXO já é um grupo com cinco anos. Já que provavelmente haverão mais e mais atividades pessoais, você se preocupa da direção da popularidade não ir para o Xiumin como parte do EXO?

Eu já pensei sobre esse tipo de coisa, e até agora eu sempre contei com o EXO. Porque o EXO recebe tanto amor, meus pensamentos sobre a possibilidade de eu conseguir chegar tão longe assim crescem mais e mais. Mas eu também acho que se você começar qualquer coisa do zero, você não vai conseguir fazer muito. Ah, ainda é um tópico muito difícil.

Durante transmissões, você sempre tem um semblante calmo. Os sentimentos iniciais não são tão fortes?

Sim. Eu não tenho muitos altos e baixos emocionais. Se eu permanecer calmo eu vou me sentir calmo, mas eu também tento ver e me concentrar em tudo.

Mesmo que seja por pouco tempo, tem algum tópico que você goste de falar sobre? Possivelmente futebol?

Ah, na verdade eu não tenho muitas coisas para falar. Eu tenho muitas palavras [para dizer], mas eu ainda tenho um problema com a câmera. Então, eu não gosto de dizer nada desnecessário. Especialmente linhas na frente da câmera. Se eu tiver muitas palavras, os erros vão se tornar mais frequentes. Eu acho que eu preciso praticar desde o começo de um curso da língua coreana, assim como de línguas estrangeiras. Haha. Se eu não me sinto confortável, vão ter mais imperfeições. Essa é a minha personalidade.

Então você é do tipo que leva tempo para se sentir confortável.

Sim. Eu não consigo me abrir facilmente.

Mas quando você está com o EXO você fala abertamente?

Ah, como você descobriu…

Ultimamente, você fala abertamente durante as apresentações?

Ultimamente, acho que não. Eu também odeio me tornar tedioso e óbvio. Eu quero mostrar algo novo porque sou ambicioso e forte. O ditado acabou naquele momento. Haha.

Você dá a impressão de um irmão mais velho brando que não é fácil de se dar bem. Existem momentos em que as coisas não podem ser prometidas?

Na verdade, é fácil com os membros e pessoas diferentes, mas o mais difícil é me comprometer comigo mesmo. Você não pode ir longe sem antes olhar para si mesmo. Eu tento ver os compromissos [comigo mesmo] dentro de mim a fim de manter a minha mente aberta. Ah, é um pouco complicado de explicar.

Anteriormente, na pergunta sobre “viagem ou futebol”, você escolheu “futebol”. Claro, eu ouvi dizer que você gosta de futebol, mas porque você é tão ocupado, eu achei que você escolheria “viagem”.

Haha. Eu ainda não conheço o gosto real de viajar. Eu já viajei muito mas não sozinho. Eu não sei o que fazer e é apenas um incômodo. Eu preferiria jogar futebol e comer minha carne favorita. Esse é o tipo de diversão que eu gosto.

Você é do tipo que tem uma visão clara sobre as coisas da vida. Você já tem planos?

Eu vivo uma vida calculada. Se um plano muda, eu me torno nervoso. Bem, eu tento me manter fiel aos meus planos. Então, eu não sou uma pessoa de improvisos. Eu planejo meu próprio tempo com uma agenda cheia.

Se é assim, então você certamente já tem planos para o ano que vem?

Hum, até agora eu recebi muito amor, vamos realmente [dar o nosso melhor] mais uma vez como EXO! Vamos tentar e ver onde vamos chegar! Tipo assim. Haha.

Espera, vocês já não atingiram os céus? Ainda tem mais?

Sim. Mesmo que não seja para cima [o nosso crescimento], tem definitivamente algo que possamos fazer. Eu vou dar mais ênfase nas minhas atividades do EXO ano que vem. Claro, na minha cabeça eu quero mostrar mais do EXO-CBX também. De qualquer maneira, os dois são parte do EXO.

Pessoalmente, eu gosto das músicas de inverno do EXO. Eu ouvi falar que o novo álbum está prestes a ser lançado.

Na verdade eu e todos os membros gostamos dos álbuns de inverno. Ainda que sejam músicas minhas, eu as escuto com frequência. Eu acho que é uma grande influencia na estação. Quando está frio lá fora, ouvir muitas canções que são relaxantes e soam bem aquecem o coração. As gravações já acabaram, mas tem um sentimento parecido com os de antes. Essa música será especialmente boa.

É bom ter um senso de confiança a todo momento.

Ah, é claro. Eu estou sempre confiante quando o assunto é EXO. Haha.

_____________________________________________________________________________________________________

Tradução Kor-Eng: 38Sr e Yeyewalkways para aeriverse

Tradução Eng-Pt(Br): EXOBra

Não retirem os créditos!